segunda-feira, 14 de junho de 2010

Muda

Na muda os canários deixam de cantar, ficam mais frágeis e podem morrer se não lhes prestar a atenção necessária.

Não sendo a muda da pena uma doença se não forem tomadas certas precauções, os canários podem morrer. A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo.

Ocorre em Portugal em fins de Julho, Agosto e Setembro. A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam por completo de cantar.No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas (rémiges e rectrizes). A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas.

Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos.

É durante a muda que se normalmente de administram certas papas para melhorar a cor dos canários. Como estas papas são demasiado ricas em gorduras é necessário tomar atenção às quantidades e à qualidade dessas papas. As cores depositadas nas penas durante a época da muda mantêm-se até à próxima muda.Uma das coisas em que parece não haver consenso é o banho durante a muda.

Muitas pessoas afirmam que atrasa a muda e pode causar problemas. Se as aves estão habituadas a banhar-se, devem continuar a faze-lo mesmo durante a muda.

Nesta fase, devem as aves gozar de mais espaço para poderem voar e fortificar os seus músculos. Terminada a muda, os machos recomeçam a cantar, é a melhor altura para se decidir quais as aves a manter. É também a melhor altura para se comprar novos canários.

Quando a muda aparece fora de época tal pode dever-se a uma exposição prolongada a calor excessivo, a uma dieta inadequada ou até a um ataque de ácaros. Nestes casos podemos falar em doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário